Site icon Arautos da Fé

Guerra Israel

Nascido na, cidade do Huambo, no seio de uma família cristã, veio ao mundo, no dia 09 de Janeiro de 1988. Foi baptizado com o nome de Guerra Israel Matias. Filho de pastor da Igreja Cheia da Palavra de Deus, o menino recebeu os primeiros ensinamento sobre Deus, em casa, de tal forma que ainda criança, já sabia agradecer a Deus pelo alimento antes de o tomar.

Em 1992, a família mudou-se para a província de Luanda. Aos seis anos, integrou um quarto criado para cantar no dia da criança, que a igreja comemora todos os anos em Dezembro, cantou na voz contralto. Este foi o “tiro da largada” de uma caminhada que veio a revelar um talento incomum, do humilde menino do planalto central.
Aos 12 anos tornou-se dirigente provincial dos jovens da igreja e o seu compromisso com a música ganhava mais notoriedade. Foi quando conheceu o professor Talinho que foi o seu grande mentor. Em 2002, teve as suas primeiras aulas de canto e em 2005 ingressou no Instituto Médio de Artes, (DINFA – Direcção Nacional de Formação Artística), onde fez 5 anos de formação de música, na especialidade de canto lírico.
Na academia conheceu os colegas Esaú Fortunato, Ralf Rafael, Emanuel Mendes, Paulo Vunge, Bruno Neto e Amoroso Lunfuma. Com eles, fundou grupo Bantu Voices, grupo de canto lírico, que representava a escola em actividades culturais internas e externas. O grupo ficou conhecido pela sua actuação em eventos governamentais.
Em 2006, Guerra Israel, participou num concurso musical, realizado pela livraria da Irmãs Paulinas e conquistou o 2º lugar, perdendo para o Coro Central da Igreja Metodista de Luanda. Um ano depois, venceu o Festival da Canção realizado pela LAC.
Em 2008, cegou as finais do concurso Estrelas ao Palco, interpretando com Esaú Fortunato, o tema crucifixo dos Irmãos Kafala. No ano seguinte, foi convidado para ser professor assistente de canto do mesmo concurso. Depois a LAC, alargou o concurso para a província do Huambo, Guerra foi o escolhido para ser o professor principal do concurso (2011).
Desde então, tem viajado por várias províncias para formar professores de educação musical. Desenvolveu actividades de carácter social, com destaque para o projecto Cante Comigo para Deus, que formou artistas e corais de várias igreja, nas províncias do Huambo, Bié, Benguela, Bengo e Luanda.
No mercado musical, ensinou técnicas de canto e trabalhou com vários artistas entre seculares e gospel. Keny Bas, Elizeth Vasco, Kueno Ayonda, Emanuel Pascoal, Faustina Katila, Six Voice, Harmonia Gospel.
Actualmente está a trabalhar com as Irmãs Chiyakas, com o coro Celestial, Zila Kalei, Laurinda Pirica. Em breve trabalhará com o músico Miguel Buila.
É fundador da Banda musical, Deus no Suporte. Com ela tem actuado em vários eventos como casamentos, aniversário, concertos. Carlos Kalandula – pianista, Gilson – baterista, Francisco – guitarra solo e Francisco do Base – guitarra baixo, são os seus integrantes.
Hoje, a congregar na Igreja Comunidade Cristã, onde contribui com o dom que recebeu de Deus, Guerra Israel Matias, empresta também o seu saber a Rádio Gospel Angola, onde é funcionário.
Para breve, deseja realizar um grande concerto gospel e gravar o seu primeiro CD a solo. Construir uma Academia de música, para melhor potencial os músicos angolanos, é o grande sonho deste levita servo de Deus.

Exit mobile version