Católicos assistem à missa campal do novo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias

Católicos assistem à missa campal do novo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias
A missa decorreu na Baía de Luanda, da qual tomaram parte milhares de fiéis, o cardeal dom Alexandre do Nascimento, o núncio apostólico, dom Novatus Rugambua, bispos de todas as dioceses de Angola, membros de outras confissões cristãs, assim como representantes do poder executivo, legislativo e judicial.
A missa, que durou cerca de 4 horas, decorreu no dia de mais um aniversário da fundação da cidade de Luanda (25 Janeiro de 1575).
A Arquidiocese de Luanda é a maior do país, constituida pelas dioceses de Cabinda, Caxito, Dundo, Mbanza Congo, Saurimo, Sumbe e Viana
O novo arcebispo de Luanda, nomeado pelo Papa Francisco, sucede no cargo dom Damião Franklin, falecido a 28 de Abril de 2014.
Ocupou o cargo de bispo de Cabinda desde 2005. Em Março de 2014 foi nomeado conselheiro pontifício para a cultura na Santa Sé.
Nasceu em Luanda no dia 18 de Abril de 1958. Formou-se nos seminários dos Capuchinhos, Luanda, e do Cristo Rei, Huambo, tendo sido ordenado sacerdote no dia 30 de Outubro de 1983.
Enquanto padre, estudou jornalismo em Luanda e no Instituto Católico de Paris, diplomou-se em práxis Jurídico-administrativo na escola prática da Congregação para o Clero, em Roma.
Fonte: Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *