Mais atenção das Igrejas aos grupos corais pode evitar fuga dos músicos

A CIL Eventos, realizou ontem, na Casa da Juventude em Viana, a “Grande tarde de cânticos corais”, que teve como lema “Juventude canta pela paz”.

Grupo Coral da Igreja Metodista de Jerusalém.
Grupo Coral da Igreja Metodista de Jerusalém.

O evento contou com a participação dos grupos corais da Igreja Metodista Jerusalém, Grupo Coral Ecuménico de Cristo (GCEC), Esperança e Segundo Advento. A actividade contou ainda com as participações dos músicos Rosário Serrote, Giscard, Adriano Cachala e a cantora África Gama. 
Comentando a “fuga” de vários músicos dos grupos corais, Joana Tchihuto, Presidente de Culto e Música da Igreja Metodista de Jerusalém, disse ao portal Arautos da Fé, a margem do concerto, que algumas Igrejas “não têm apoiado muito” os grupos corais e afirmou que os coristas “precisam de um bocado de mais atenção para poderem expandir o evangelho por intermédio do louvor.”
No caso particular da sua congregação, referiu que têm tido “um apoio muito bom” da parte dos dirigentes da igreja e reconheceu que “também” têm saído “muitos músicos” para fazer carreira a solo.
Apesar das “fugas”, a dirigente, acredita que não há risco de os grupos corais virem a desaparecer no futuro. Se tivermos mais informação e formação, tenho a certeza que não vão desaparecer, asseverou.
“Mas estes irmãos que cantam a solo podem ajudar a fazer crescer os coros. Se realizarem um concerto, podem convidar o coral no qual fazem parte”, sugeriu.
Aos responsáveis dos grupos corais, Joana Tchihuto, apelou a prestarem “mais atenção” aos coristas. “Vamos formar para não perdermos os coristas, porque uns, estão a se desviar para a música secular.”
Joana Tchihuto, Presidente de Culto e Música da Igreja de Jerusalém.
Joana Tchihuto, Presidente de Culto e Música da Igreja de Jerusalém.

Carlos Vicente, responsável do Grupo Coral Ecuménico de Cristo (GCEC) – que une corista de várias denominações do município de Viana – considerou “pertinente” falar do assunto.
Lembrou que cada corista que entra para um grupo, tem os seus objectivos e quando os alcança, “a tendência é de seguir o seu projecto ou o seu sonho”.
Vicente, sugeriu a realização de eventos com grupos corais e o diálogo com os músicos, para evitar o crescimento deste fenómeno. 
“Procurar saber dos músicos os programas que têm e associar ao coral, para não abandorem o grupo.”
Os músicos devem permanecer nos corais mesmo tendo os seus projetos, solicitou Carlos Vicente.
Carlos Vicente, coordenador do Grupo Coral Ecuménico de Cristo (GCEC).
Carlos Vicente, coordenador do Grupo Coral Ecuménico de Cristo (GCEC).

Deus deve ser exaltado cada vez mais
O Pastor Samuel António Lundo, da Igreja Bom Deus, que testemunhou o evento, contou que ficou encantado ao ver os coros a cantarem com harmonia, o que para ele, significa que os jovens estão a se empenhar e a orar.
“Gostaria que mais coros aderissem os próximos eventos”, expressou e explicou que “no Reino da Glória, o louvor está acima de tudo”.
“A Palavra é aqui. Lá, já não vamos ouvir porque o dono da Palavra estará lá presente. Tenho a felicitar os coros presentes pelas lindas melodias, boas mensagens, palavras que nós edificam. Fiquei muito encantado e acredito que todos que vieram aqui hoje não perderam, mas saíram beneficiados com alguma coisa.”
Na igreja Bom Deus afiançou, os grupos corais estão fortes e “a lutar para atingir o nível mais aceitável”.
“Estão a se empenhar para exaltar e glorificar o nome de Deus na medida que Ele merece. Na verdade, Deus é incomparável não tem medida e nós temos que lhe exaltar cada vez mais e mais. Quando jovens nos grupos corais a nível de todas igrejas estiverem engajados para isso, é glória tão profunda para Deus.”
A todos músicos, o pastor pediu zelo e carinho pela arte que escolheram. “Podemos fazer tudo, mas louvar a Deus é a coisa principal. Está coisa, ninguém pode nos tirar, é uma graça fazer parte do grupo coral, é uma graça cantar para a glória de Deus porque nós fomos feito para a glória de Deus e para exaltar o seu nome a partir daqui, na terra, até lá no Reino dos Céus. Então, eu incentivo a todos os grupos corais que se dediquem a oração, aos ensaios, interpretem e componham mais canções para exaltar o bom nome do Senhor.”
Pastor Samuel Lundo
Pastor Samuel Lundo.

Organização já tem novos projectos
João Dayck, um dos organizadores do evento, disse ao Arautos da Fé, que a CIL Eventos realizou várisos concertos com músicos singulares e bandas e desta vez, decidiu fazer uma actividade só para coros.
“Convidamos vários coros, que vieram nos brindar com esta tarde, uma tarde bonita. Como muitos convidados falharam, tivemos que trazer alguns artistas para cobrir.” 
Dayck, garantiu que a sua organização vai continuar a trabalhar com músicos, bandas e com os grupos corais.
Na agenda, está o concerto da cantora África da Gama, no próximo dia 25 de maio, no Cine São João.
A CIL Eventos, explicou, foi criada por de três irmãos e um amigo. César, Isaac, Luís e Dayck. “Criamos a ideia, montamos a produtora e queremos divulgar o nosso nome cada vez mais. Só está no mercado para actividades gospel.”
O último evento realizado pela produtora, aconteceu no primeiro dia de Janeiro, foi um alomço gospel. 
João Dayck, membro da organização.
João Dayck, membro da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *