Segundo o professor de psicologia John Gottman, é possível perceber com 91% de certezas se um casal se vai divorciar ou não após cinco minutos de conversa. Isto porque existem 4 características numa relação que ditam o final da mesma.
Gottman, que estudou vários casais durante os últimos 40 anos, revela no seu mais recente livro – ‘The Seven Principles for Making a Marriage Work’ – essas mesmas particularidades:
Criticismo: Há uma diferença entre a queixa e a crítica – esta última ataca a pessoa e não o seu comportamento;
Desprezo: “… chamar nomes, revirar os olhos, gozar e usar humor hostil. Qualquer uma destas formas de desprezo (…) é venenosa para uma relação porque transmite o nojo pelo outro. É impossível resolver um problema quando o seu parceiro percebe que sente nojo por ele ou ela”, descreve Gottman no sue livro, citado pela revista Time;
Defesa: “… Estar na defensiva é uma forma de culpar o seu parceiro. O que está a querer dizer é “O problema não sou eu, és tu”. Estar na defensiva faz crescer o conflito”, afirma;
Bloqueio: Desliga-se do outro e não se interessa pelo seu parceiro. Isto não acaba com o conflito, faz apenas com que se distanciem emocionalmente.
Jornal SOL
Artigos relacionados
-
Estratégia de evangelização global reúne líderes religiosos no Hotel Intercontinental
-
Governo reitera apoio às igrejas no Lobito
-
𝐅𝐈𝐄𝐒 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐓𝐄𝐃𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐒𝐀𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐓Ê𝐕Ã𝐎 𝐂𝐄𝐋𝐄𝐁𝐑𝐀M 𝐎𝐒 𝟒𝟓 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐈𝐌𝐏𝐋𝐀𝐍𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐀𝐍𝐆𝐋𝐈𝐂𝐀𝐍𝐀 𝐄𝐌 𝐋𝐔𝐀𝐍𝐃𝐀
-
Conferência regional conta com novo bispo
-
Comissão Inter Eclesial realiza culto ecuménico em alusão ao dia da paz