Resumo
Somos cristãos africanos ou cristãos ocidentalizados? Uma inauguração de uma igreja na remota vila dos Luandos, no município da Quiçama despoleta um remoinho de acontecimentos: desde a ressurreição de um menino, passando pela morte de um escarnecedor num contexto em que o cristianismo parece estar crescendo apesar da resistência dos africanos mais conservadores.
Entretanto, uma dúvida é levantada: Deus só ouve aos crentes “cristãos”? Então como pode uma «hassa» (prece) ser respondida?
Como podem anjos surgir no meio da selva em resposta a uma oração feita pelo filho de um bruxo em perigo? Em “Algures em África : A batalha das crenças” temos o desenrolar de uma história que serve de pano de fundo à questão: até que ponto o cristianismo influenciou as religiões animistas africanas?
Serafim Quintino nos conduz habilmente pelas vias dos Luandos, que ele conhece bem, e nos apresenta esta história repleta de factos e deixa-nos a responsabilidade de pensarmos com profundidade nas nossas crenças.
Sobre o autor
Nasceu nos Luandos, Quiçama, em Janeiro de 1964. Fez o ensino primário na sua terra natal, o secundário e universitário na cidade de Luanda.
Em 2005 publicou uma colectânea de provérbios e contos da sua terra natal no âmbito de um projecto de resgate e valorização do património cultural do seu povo.
É casado com a Júlia Carla e pai da Malau, do Jorge, da Amanda e do Mayelo.