Cerca de 112 mulheres, que padeciam de quistos mamários, beneficiaram de cirurgias gratuitas durante a campanha de remoção desses nódulos, que decorreu de 24 a 27 de Março do corrente ano, no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP).

O procedimento foi conduzido pela equipa de Imagiologia da referida unidade sanitária, que durante quatro dias conseguiu resolver os casos com um acesso minimamente invasivo, tendo a duração de 15 a 20 minutos em cada acto cirúrgico.
O médico especialista em Imagiologia e coordenador da referida campanha, Celestino Delgado, disse que a actividade foi um sucesso, porque das 200 mulheres seleccionadas para serem operadas, 112 cumpriram com os requisitos.Já as restantes 88 pacientes, explicou o médico, apresentavam algumas patologias que as impediu de serem operadas nesta campanha, dada a delicadeza do acto. Acrescentou que deverão ser incluídas nas próximas campanhas de remoção de quistos mamários, a ser realizada em data a anunciar.
Celestino Delgado disse que todas as pacientes estavam em listas de espera para serem operadas há meses, e são oriundas de várias unidades de saúde de Luanda. “Mas graças à campanha, quase todas viram os seus problemas resolvidos”.Recomendamos que as mulheres ganhem o hábito de realizem rastreios anuais, a fim de se detectar precocemente qualquer tipo de lesão que possa evoluir para o cancro. Pois a prevenção é a chave para uma saúde sem surpresas no futuro. concluiu.
A campanha, que aconteceu pela primeira vez no complexo hospitalar contou com uma equipa multidisciplinar qualificada e dedicada, oferecendo às pacientes uma solução rápida e eficaz para o tratamento de quistos mamários.O coordenador da campanha de remoção de quistos mamários disse não ter havido grandes complicações, conseguiu-se melhorar a qualidade de vida de muitas utentes que padeciam de quistos da mama há anos.
A ablação de Quisto da Mama guiada por ecografia, é um procedimento minimamente invasivo, que consiste na destruição de revestimento interno do quisto com aplicação de etanol absoluto (95-99 por cento) indicado para o tratamento de casos recorrentes ou sintomáticos.
Definição
Quistos mamários são bolsas cheias de líquido que se formam no tecido mamário, podendo ser únicos ou múltiplos, geralmente benignas e assintomáticas, mas que podem causar dor ou sensibilidade.
A causa exacta dos quistos mamários é desconhecida, mas acredita-se que as flutuações hormonais podem estar envolvidas. A taxa de prevalência é bastante comum, especialmente em mulheres entre os 35 e 60 anos e podem variar de tamanho e número ao longo do ciclo menstrual.
Tipos de quistos
Existem dois tipos de quistos, simples que são os mais comuns, com conteúdo puramente líquido e bem delimitados. Os complexos são menos comuns, com conteúdo misto (sólido e líquido) ou com vegetações no interior.
Os sintomas dos quistos são dor ou sensibilidade que pode ser mais intensa no período de ovulação e na semana que antecede a menstruação, podem ser percebidos alguns nódulos lisos, redondos ou ovais, móveis e indolor e em alguns casos pode sair secreção pelo mamilo.
No diagnóstico simples, o médico pode palpar os seios para identificar nódulos ou solicitar uma ecografia mamária que é o exame mais utilizado para diagnosticar quistos. Também pode ser feita uma citopunção para drenar o quisto e aliviar a dor.
Fonte: JA