O Coordenador da pastoral universitária da diocese de Benguela, Adriano UKuatchaly , apelou hoje, sexta-feira, na cidade do Lobito, aos casais jovens das Igrejas Católica e Evangélica Congregacional em Angola (IECA), a terem cuidados com o uso das redes sociais, por constituir em alguns casos a principal fonte de destruição de lares.
De acordo com o coordenador que falava à Angop, a margem da semana de reavivamento espiritual que decorre sob o lema “conservar os bons pensamentos”, promovido pela IECA, apesar das redes sociais trazerem algumas vantagens que virtualizam muito as relações entre cônjuge, pode ser também prejudicial ao relacionamento.
O também pároco da congregação “Sagrado Coração de Jesus”, afirmou que as redes sociais (como o Facebook e Twitter), têm que ser geridas com consciência, responsabilidade, prudência, visto que nem sempre trazerem notícias reais e que de certa forma pode acabar com um relacionamento amoroso.
“Exemplo disso, são as fotografias que se têm postado intencionalmente nas redes sociais para destruir uma relação construída por muito tempo, bem como o seu uso tem facilitado a mentira entre marido e esposa, há vezes que o marido diz a esposa que está em um certo lugar quando na realidade está em outro sítio”, frisou.
O padre reconheceu que, as pessoas actualmente ao invés de se encontrarem na realidade carnal, elas substituem a presença física com a virtual, escondendo a sua verdadeira identidade.
Adriano UKuatchaly considerou que, as redes sociais retiram os encontros de familias em torno da mesa e o diálogo, para se refugiarem numa página facebook ou noutra qualquer, para não abordarem os problemas familiares e encontrar as soluções no mundo virtual.
Por seu turno, o director da Sociedade Média do Pastorado do bairro da Caponte, Daniel Sakoko, considerou o encontro entre casais jovens das duas Igrejas como uma mais-valia para a vida casal.
Salientou que a semana de reavivamento espiritual dos casais abordou temas sobre “o casal e os segredos”, “que fazer quando aparece uma terceira pessoa no relacionamento”, “a comunicação no relacionamento”, “o casal e o mundo virtual” e “uma só carne junto para sempre”.
Daniel Sakoko, adiantou por outro lado que, está em curso a mobilização de fiéis da IECA para um doação de sangue no hospital geral do Lobito, bem como a recolha de donativos para ser entregues em locais não revelados.
O evento enquadra-se no 30º aniversário da Sociedade Média da IECA do pastorado da Caponte, a assinalar se domingo próximo.
Angop
Artigos relacionados
-
Estratégia de evangelização global reúne líderes religiosos no Hotel Intercontinental
-
Governo reitera apoio às igrejas no Lobito
-
𝐅𝐈𝐄𝐒 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐓𝐄𝐃𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐒𝐀𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐓Ê𝐕Ã𝐎 𝐂𝐄𝐋𝐄𝐁𝐑𝐀M 𝐎𝐒 𝟒𝟓 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐈𝐌𝐏𝐋𝐀𝐍𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐀𝐍𝐆𝐋𝐈𝐂𝐀𝐍𝐀 𝐄𝐌 𝐋𝐔𝐀𝐍𝐃𝐀
-
Conferência regional conta com novo bispo
-
Comissão Inter Eclesial realiza culto ecuménico em alusão ao dia da paz