Reverendo Makondekua

Reverendo Makondekua partiu para eternidade. (Foto: cedida)

Restos mortais de João Makondekua repousam no cemitério do Benfica

O Reverendo João Makondekua, primeiro Secretário Geral Emérito da Sociedade Bíblica de Angola, falecido no dia 2 de Fevereiro, em Luanda, foi sepultado no Cemitério Benfica.

Reverendo Makondekua
Reverendo Makondekua partiu para eternidade. (Foto: cedida)

Reverendo Makondekua, como era respeitado pela igreja angolana, faleceu em sua residência, vítima de prolongada doença.

O malogrado Reverendo Makondekwa, é pastor consagrado pela Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) e teve um percurso de uma vida inteiramente dedicada ao Ministério Santo e ao serviço do homem em todas suas dimensões: familiar, social e política.

Nasceu na Comuna de Kibokolo, Província do Uíge aos 24 de Dezembro de 1936.

Desde a reimplantação da IEBA em 1975 fruto do regresso dos missionários ingleses por causa da independência, foi ao longo de décadas Presidente da Assembleia Geral da Igreja e concomitantemente Secretário Geral da Sociedade Bíblica de Angola enquanto Sua Revma Bispo Emílio de Carvalho, presidente das Assembleias desta instituição com a missão de traduzir, publicar e distribuir a palavra santa às Igrejas e pessoas singulares.

O Reverendo foi o I° estudante que os missionários da Baptist Missionary Society (BMS) enviara em 1958 de Kibokolo para continuar os estudos na Missão Evangélica do Dondi, pertencente a Igreja Evangélica Congregacional (IECA) no Huambo.

Makondekua representou os estudantes da Missão de Kibokolo sua antiga escola no I° Congresso da Juventude Cristã realizada na Missão Metodista do Quessua, em Malange.

Ao longo da sua vida sacerdotal foi Vice-presidente da Aliança Baptista Mundial e Presidente da Aliança Baptista Africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *