Engenheira Yonara Freitas

Engenheira Yonara Freitas. (Foto: OPaís)

“Pedras nos rins” por se consumir água mineral

A engenheira Yonara Freitas alerta aos consumidores de água mineral para não o fazerem com muita frequência, de modo a não comprometerem a saúde, já que os componentes contidos nesse líquido podem ou não favorecer o bem-estar no corpo.

Engenheira Yonara Freitas
Engenheira Yonara Freitas. (Foto: OPaís)

Yonara Freitas, que se preocupou em chama a atenção para não ser mal interpretada por produtores e comerciantes do referido líquido, realçou que o processo acontece de forma normal, como com qualquer outro produto que, quando consumido exageradamente, faz mal. Segundo ela, o peso negativo poderá incidir sobre a contracção de uma das doenças mais propensas a este risco que é conhecida por “pedra nos rins”.

Detalhando, frisou que o processamento ocorre quando a urina apresenta determinadas substâncias maiores do que o que é considerado normal, como pode acontecer com o cálcio e o ácido úrico, esse excesso pode aglutinar-se e promover a formação de pequenos cristais, que, por sua vez, podem formar massas sólidas, vulgarmente chamadas
de pedra.

“Em geral, o cálcio pode combinar-se com outras substâncias como o oxalato, fosfato ou o carbonato, para formar a pedra no rim”, realçou a engenheira, salientando que eram esses, entre os componentes, que não deviam estar em maiores quantidades.

Yonara advoga que o processo de tratamento de água com o fim de “torná-la mineral” exige que se faça acréscimo de alguns produtos químicos necessários para o nosso organismo, adiantando que cada marca de água engarrafada possui substâncias químicas diferentes, em quantidades ou concentrações também diferentes.

“Muitas dessas funcionam a favor da saúde, promovendo benefícios para os músculos e os nervos ou mesmo para os sistemas reprodutivo e imunológico, soube O PAÍS da especialista que não deixou de citar o favorecimento do líquido e os seus componentes para o estômago, a digestão e a prevenção das cáries”, avançou, para mostrar o lado positivo da água.

Ela disse que os benefícios da água mineral para a saúde são variados, pois, este líquido possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o bem-estar do corpo humano, que já é composto por certos minerais que são considerados essenciais para o bom crescimento e desempenho do cérebro.

Finalmente, considerou que a água mineral ajuda a promover a saúde óssea, contribui para a perda de peso, excelência da pressão sanguínea e para a saúde capilar.

Fonte: OPaís