Dois milhões e 123 mil doses de vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) foram encomendadas pelo Ministério da Saúde, para a imunização, durante este trimestre, de crianças e adolescentes dos 9 aos 12 anos de idade, de modo a prevenir o cancro do colo do útero, informou o secretário de Estado para a Saúde Pública.
Carlos Alberto Pinto de Sousa, que falava na terça-feira, durante a 23.ª sessão temática do programa “Comunicar por Angola”, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, considerou que a introdução da vacina do HPV no calendário nacional de vacinação constitui um ganho para o país, porque vai permitir prevenir os casos da doença e melhorar os indicadores em todo o país. A população alvo, disse, deverá tomar duas doses da vacina, num intervalo de seis meses.
No quadro do Programa de Expansão e Melhoria do Sistema Nacional de Saúde, segundo ainda o secretário de Estado, o Ministério da Saúde prevê, até 2027, a redução da taxa de mortalidade da malária de 25 para 14 em cada 100 mil habitantes, através da introdução da vacina contra a doença e da distribuição de mosquiteiros.
A distribuição e uso adequado de mosquiteiros tratados com insecticida, especialmente em crianças menores de cinco anos e gestantes, assim como a garantia de um diagnóstico oportuno com confirmação laboratorial e um tratamento de acordo com as normas estabelecidas são algumas das acções do Ministério da Saúde para a diminuição dos casos da doença.
Fonte: JA