Pouco ou nada se fala da saúde mental dos pastores que tem grande impacto na vida dos membros

Em vários púlpitos, há pastores com depressão e ou traumas, cuja acções também estão a impactar de forma negativa a vida das famílias.

Pouco ou nada se fala da saúde mental dos pastores que tem grande impacto na vida dos membros

Em vários púlpitos, há pastores com depressão e ou traumas, cuja acções também estão a impactar de forma negativa a vida de várias famílias.

A saúde mental dos pastores é um tema que continua a merecer o silêncio das instituições religiosas, ainda que algumas lideranças estejam avisadas sobre graves as consequências.

O alerta vem de um psicólogo com quem tive a oportunidade de conversar estes dias. Nem eu tinha noção da urgência de se abordar o assunto, embora algumas vezes já tenha questionado atitudes de certos pastores.

De acordo com o especialista, vergonha e medo de que a assunção do problema seja depois associada a acção de espíritos malignos, afasta cada vez mais os pastores dos cuidados que devem receber dos profissionais de saúde mental.

Nas igrejas, quando discutem o bem estar dos pastores, normalmente estão a pensar numa nova casa ou carro novo. Poucos são os casos em que se discute também a saúde mental, disse o profissional.

A exigências a que estão submetidos os pastores hoje, sobretudo financeiras, estão entre as potenciais causas dos problemas de saúde mental.

Este assunto é muito sério, reiterou o profissional e tem de começar a ser abordado entre as lideranças até para se proteger as famílias, muitas das quais vítimas de pastores doentes.

Apesar de preocupante, o quadro pode ser alterado, garantiu, sublinhado a necessidade das igrejas terem também especialistas em saúde mental porque nem todos os problemas podem ser vistos na perspectiva espiritual.

O alerta está feito. Cada um de nós pode ser mensageiro e pode ajudar a fomentar essa discussão em sua igreja.

Vamos ajudar a tratar a saúde mental dos nossos pastores e salvar as famílias.

Pouco ou nada se fala da saúde mental dos pastores que tem grande impacto na vida dos membros