Retrospectiva 2021: líder adjunto da Igreja Bom Deus exonerado por não prestar contas a 40 anos

Retrospectiva 2021: líder adjunto da Igreja Bom Deus exonerado por não prestar contas a 40 anos

Em vésperas de efectuar uma viagem para a Europa, onde está em tratamento médico, o apostolo Simão Lutamba, exonerou o representante legal da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes na África em Angola “IFEPAA Bom Deus”, pastor Manuel Dombele, sob alegação de não apresentar relatório de trabalho de evangelização durante 40 anos do evangelho.

Parte frontal do templo internacional da IFEPAA Bom Deus. (Foto: DR)

Para o lugar, nomeou o seu segundo filho, Simão Lutumba Daniel. Num mesmo despacho, o apostolo nomeou o filho à reverendo pastor, representante legal da evangelização, seu conselheiro principal e conselheiro da IFEPAA Bom Deus em matéria de moral dos cristãos e de todos os reverendos pastores, evangelistas e diáconos, encarregado da evangelização.

O apostolo, nomeou o seu filho primogénito à reverendo pastor e inspector geral adjunto, Daniel Simão Lutumba.

A nomeação dos jovens, sem experiência pastoral, abalou a fé de muitos membros e criou instabilidade na comunidade, que só não resultou na divisão da igreja “por conta da sabedoria do pastor Manuel Dombele”, segundo relatos de várias fontes, que falaram de momentos turbulentos após a exoneração.

Apesar da relativa tranquilidade que a igreja vive no momento, os membros não aceitam a nova liderança e dizem que o pastor Dombele é o único que pode segurar a igreja.

O pastor Manuel Dombele é um velho companheiro, com quem o apostolo Lutumba fundou a Igreja Bom Deus em Angola. Apesar de alguns de seus apoiantes defenderem uma atitude enérgica, ele tem preferido esperar pela justiça de Deus, contou um membro.

Conflitos dessa natureza não são tao novos. Na RDC, quando faleceu o apóstolo Aidini Abala, os filhos tomaram a liderança da Igreja Bom Deus, parte dos membros que não concordou saiu para abrir outra igreja. Os herdeiros também não resistiram por muito tempo.

Retrospectiva 2021: líder adjunto da Igreja Bom Deus exonerado por não prestar contas a 40 anos