"Não há patrocinadores para a obra do Senhor"

"Não há patrocinadores para a obra do Senhor"
Nguito Pandas, quando apresentava o seu troféu no Presart

O cantor Nguito Pandas, viu o CD “Com o meu Jesus” vencer a categoria melhor CD gospel de 2014, no evento promovido pela Associação ML3. O disco lançado em Novembro de 2014, tem trazido muita alegria ao artista.
O Arautos da Fé, falou com o músico que contou alguns dos desafios profissionais que enfrenta.
 
Arautos da Fé: Quando é que começou a cantar?
Nguito Pandas: Comecei a cantar na tenra idade, mas como músico profissional só em 2009.
Lancei o primeiro disco dia 10 de Julho de 2010, o segundo aos 20 de Maio de 2013 e a 29 de Novembro de 2014, este disco que tem o merecimento de ser o melhor de 2014.
AF: É um bom reconhecimento do seu trabalho?
NP: Todos nós quando fazemos um trabalho, esperamos um estimulo para vermos se estamos a trabalhar bem ou não. Então chegou na melhor hora. Acredito que o corpo de jurado notou no meu trabalho qualidade suficiente para ser eleito o melhor disco gospel de 2014.
AF: Quanto tempo durou a gravação deste CD?
NP: Foram nove meses de trabalho de gravação, masterização.
AF: Este prémio lhe estimula para novos desafios. Já traçou o plano para 2015?
NP: Primeiro lutar para vender os CDs. O galardão veio mas falta o dinheiro. Tenho que lutar para que em seis meses consiga vender os meus discos e recuperar o dinheiro que investi.
AF: Como avalia a música gospel feita em angola?
NP: Já melhoramos muito. Em 2009 quando entrei no gospel, tínhamos pouca qualidade, mas agora já temos muitos trabalhos que se equiparam com alguns músicos seculares. Queremos mais oportunidades, não há investimentos nesta área, não há patrocinadores para a obra do Senhor.
Temos muitos empresários cristãos, mas todos estão receosos em apostar na música gospel. Temos esperança que os corações hão de mudar e que daqui a mais 2 ou 3 anos aparecerão muitos empresários para que a ceara cresça ainda mais.
AF: Na sua visão só faltam apoios?
NP: Olha estamos aqui no Presart, onde tem muitos talentos, mas muitos morrem aqui mesmo. Eu com a graça de Deus, com o coração que tenho já consegui, nestes 5 anos que estou no mercado gospel, introduzir 3 cantoras gospel. As Irmãs Iraldina, Lukeba e Miranda. Eu pu-las no mercado com o meu próprio esforço. São pessoas com talento, mas não apareciam pessoas para as ajudar. Então, se o talento não for explorado morre.
Queria eu, que o Pai me desse dinheiro para poder ajudar.
Neste momento estou a trabalhar com o grupo JTS, já temos o disco masterizado, faltam apenas as fotografias e fazer a capa, para ver se no primeiro semestre de 2015, consigamos por o disco no mercado.
AF: Tem uma produtora?
NP: Infelizmente não. Pago aos produtores! É muito sacrifício e lucro como tal não existe. Mas estamos a promover a música gospel.
É muito trabalho, são muitos gastos, principalmente para a imprensa pagamos muito dinheiro para as coisas poderem acontecer.
É com muita paciência que nós conseguimos empurrar estes jovens, para que tenhamos muita música gospel e nas festas usarmos só a nossa música gospel.
AF: Uma mensagem para quem está nesta luta.
NP: Não percamos a esperança, dias melhores virão.
Deus trabalhará no coração dos empresários para que promovam concertos gospel, como fazem na música secular.
Que o governo também pense em nós músicos gospel porque lutamos para o resgate dos valores morais e cívicos. Nós queremos tirar muita gente da delinquência pondo-os a cantar. Então nos dêem uma oportunidade para que possamos apresentar o nosso trabalho.
Os CDs de Nguito Pandas estão disponíveis em algumas igrejas Metodistas.
Na igreja Ministério Aleluia, no Morro Bento; Igreja Carismática da Graça na Mutamba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *