Líder evangélico defende diálogo inter-religioso em Angola

Líder evangélico defende diálogo inter-religioso em Angola
O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional em Angola(IECA) André Cangovi Eurico defendeu no Lubango o diálogo inter-religioso para a prevenção de conflitos face a proliferação de igrejas no país.
O pastor evangélico que duvida das motivações por detrás desta crescente proliferação de igrejas, analisa o contexto mundial fortemente marcado por conflitos inter-religiosos e alerta que Angola deve ficar de sobreaviso para o desenvolvimento da cultura da paz.
“Por aquilo que acontece pelo mundo fora, Angola também está preocupada e penso que a IECA e muitas outras instituições, inclusive o Governo, estão preocupados, e como igreja nós gostaríamos de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura que de facto resultasse numa convivência pacífica no presente e também no futuro, garantindo às nossas futuras gerações um ambiente de paz de solidariedade e de comunhão. Provavelmente nós não gostaríamos que a sociedade angolana desenvolvesse um radicalismo religioso ou político que pudesse pôr em cheque o futuro e o desenvolvimento da nação”, disse.
O reverendo André Cangovi Eurico anunciou por outro lado o plano da igreja que prevê a transformação das várias missões evangélicas espalhadas sobretudo no centro e sul do país em centros de capacitação das aldeias e explicou por quê.
“Uma das nossas preocupações é que provavelmente as nossas missões devem se transformar em centros de capacitação das aldeias. Desta forma nós vamos cooperar com o Governo no sentido de que aqueles que estão nas aldeias realmente encontrem condições ali onde eles vivem e não sejam forçados a ir procurar essas condições nas cidades onde realmente a situação não é boa para aqueles que de facto vêm das áreas rurais e não estão preparados para viver nas cidades”, explicou Eurico.
A Igreja Evangélica Congregacional em Angola é uma das tradicionais no país com mais de 100 anos e tem as suas  raízes nos Estados Unidos da América.
Fonte: Voa

0 thoughts on “Líder evangélico defende diálogo inter-religioso em Angola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *