INVEJA: o atestado de inferioridade

Nesta semana em que os Cristãos celebram a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, achei por bem abordar este assunto que no fundo é actual e diz respeito a cada um de nós – A INVEJA.

INVEJA: o atestado de inferioridade
A inveja é um atestado de inferioridade

Diz-se que a inveja é um sentimento de aversão ao que o outro ou a outra tem e a própria pessoa não tem. Noutras palavras estamos a dizer que este sentimento gera o desejo de ter exactamente o que a outra pessoa tem, fazendo com que ela fique sem essa coisa material ou qualidade inerente ao SER. A Inveja é também um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todo, não podendo suportar que outrem seja melhor.
Deus diz através da Sagrada Escritura que a inveja é pecado. A inveja é um sentimento forte e mau, que a pessoa tem, de querer possuir o que é dos outros. É egoísmo. Concordo com Napoleão Bonaparte que afirmou que “a inveja é um atestado de inferioridade”.
A inveja é como um veneno (Prov.14:30), porque a pessoa que inveja a felicidade e a prosperidade dos outros, é presa da sua própria alma. Na verdade, onde há inveja não há amor (I Cor. 13:4). Como eu posso chamar a mim mesmo de filho de Deus, se eu invejo o meu próximo? A inveja não é de Deus (Marcos 7:21 – 23), o cristão que inveja a outra pessoa é imundo e nojento diante de Deus.
Este problema é antigo. Portanto não começa na nossa Era, nem tão pouco na nossa geração. Raquel, por não poder ter filhos, culpou o seu marido Jacó (Génesis 30). José foi vendido pelos seus irmãos, porque era o preferido do seu pai Jacó (Génesis 37). Davi quando veio da batalha contra os Filisteus, a sua fama se espalhou pelo Reino, levando Saul a tentar matá-lo (I Samuel 18). Caím matou o seu próprio irmão Abel por causa da inveja. Davi, possuiu Bate-Seba, mulher de Urias, levando-o também a mandar matar o marido ( 2 Samuel 11). Judas Iscariotes e os Fariseus entregaram Jesus às autoridades por causa da inveja.
A inveja é vista na Bíblia como um sentimento reprovável. Este sentimento vem de dentro do próprio homem e o contamina (Marcos 7:22; Romanos 1:29). A inveja apodrece os ossos (Prov.14:30) e pode ser incontrolável (Prov. 27:4) e traz confusão e toda espécie de coisas ruins (Tiago 3:16).
Há várias causas da inveja, mas menciono apenas três: o descontrolado desejo de ganho material (Êxodo 20:17); o sentimento de insegurança e inferioridade (I Samuel 18:7 – 8) – Saul sentiu-se inseguro e inferior quando viu que as pessoas receberam Davi como um herói – Davi ganhou graça aos olhos dos cidadãos que Saul não pôde conquistar- isto o intimidava tanto, que a partir daquele dia ele tentou matar Davi; a ganância por fama (Mateus 27:18) – Jesus falava com autoridade (Marcos 1: 21-28) – Jesus realizou milagres que os outros não fizeram- multidões iam após Ele (marcos 12:37). Por isso, mesmo Jesus sabia que por inveja o haveriam de entrega-lo as autoridades (Mateus 27:28).
Vejo pelo menos três formas essenciais de superar a inveja: Buscar primeiro o Reino e a Justiça de Deus e Ele atenderá as nossas necessidades; a nossa segurança não deve derivar de nossos títulos e posições – Deus deve ser a fonte de nossa segurança; Não devemos nos comparar com os outros, devemos sim alegrarmo-nos com o que temos esforçando-nos a fazer o nosso melhor.
Prezado Leitor e Cara leitora, a inveja é um sentimento mais torpe e difícil de ser eliminado da alma humana. Pois, trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Por favor torne-se livre da inveja e abra o seu coração para Deus.
É preciso passar pela escola do deserto!
Há momentos de seca na vida.